segunda-feira, 22 de março de 2010

André Gide: Os Frutos da Terra


Sábias palavras de Gide, grande escritor francês, prêmio Nobel em 1947:

"Nathanael, que cada espera em ti não seja sequer um desejo mas simplesmente uma disposição para a acolhida. Espera tudo que vem a ti, mas não desejes senão o que vem a ti. Não desejes senão o que tens. Compreende que em cada momento do dia podes possuir Deus em sua totalidade. Que teu desejo seja amor, e que tua posse seja amorosa. Pois, o que é um desejo que não é eficaz?

Como! Nathanael, tu possuis Deus e não te aperceberas! Possuir Deus é vê-lo; mas não o olham. Em que volta de atalho viste Deus, Balaão, diante de quem se detinha o teu asno? É que o imaginavas diferente.

Nathanael, somente Deus não há como esperar. Esperar Deus, Nathanael, é não compreender que já o possuis. Não distingas Deus da felicidade e põe toda a tua felicidade no instante."

"Toda a tua fadiga cerebral, ó Nathanael, vem da diversidade de teus bens. Não sabes sequer qual deles preferes e não compreendes que o único bem é a vida. O menor instante da vida é mais forte do que a morte, e a nega. A morte não é senão a permissão de outras vidas para que tudo sem cessar se renove; a fim de que nenhuma forma de vida detenha isso mais tempo do que lhe é necessário para se dizer. Feliz é o instante em que tua palavra retine. Durante o resto do tempo escuta; mas quando falares, não escutes mais."

André Gide (1869-1951)

(de Os Frutos da Terra: parte 3 do Livro Primeiro, 1897)

E, aproveitando o tema, porém de outro ângulo, esta intrigante pintura do artista alemão Hans Happ:
Frutos da Terra.
 

2 comentários:

Anônimo disse...

O menor instante da vida é mais forte do que a morte...
Nossa!! maravilhos e profundo.
A pintura também é linda, Parabéns por tudo
Muita Luz
Ana Coeli

Anônimo disse...

Que bom vc trazer esta obra magnífica para seu blog.

Boa sorte e continue seu trabalho aqui.

André Cordeiro