segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dimitri Cervo: Abertura Brasil 2012



Se eu fosse compositor e visse em um programa de concerto o meu nome junto de Beethoven e Villa-Lobos, ... penso que só este fato já bastaria para que me sentisse realizado na proposta de criar música de qualidade. Por isso tento imaginar a sensação de Dimitri Cervo na estréia de sua Abertura Brasil 2012 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 3 de novembro e reapresentada no dia 8.

Dimitri Cervo é compositor brasileiro contemporâneo, nascido em 1968 no belo Rio Grande do Sul.  Gosto de sua música: é comunicativa, limpa, frequentemente estruturada em um minimalismo criativo, e aproveita bem o rico folclore gaúcho, o nordestino e de outras regiões; é autêntica música brasileira, mas vai além, expande-se, não se prende a escolas ou modismos, nem a fronteiras nacionalistas ou a experimentalismos cacofônicos.

Apreciem a Abertura Brasil 2012 de Dimitri Cervo: a alegria, a sensação de paisagens, de cores e aromas... a atmosfera de campo aberto, a lenta preparação que culmina em júbilo. Uma bela peça muito bem interpretada pela Orquestra Sinfônica Brasileira, na regência de Leandro Carvalho.




Nenhum comentário: