quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ralph Vaughan Williams: As Sinfonias Completas - Box Set



Existem vários registros das 9 sinfonias de Vaughan Williams. Menciono aqui somente aqueles que gravaram o ciclo completo.

As gravações de Sir Adrian Boult talvez sejam as que se mais aproximam da maneira como o próprio compositor gostava de regê-las, tendo, portanto, a concordância efetiva deste. Todos os registros sob a batuta desse genial maestro são recomendáveis. Mas há aqueles que consideram superior a leitura de Vernon Handley, que por sua vez obtivera a aprovação do próprio Boult. Opiniões e opiniões. Outros grandes maestros que registraram integralmente as sinfonias foram Sir Andrew Davis, Bryden Thomson e Richard Hickox. Fora do Reino Unido, o americano André Previn e o holandês Bernard Haitink também contribuíram para a gravação do ciclo.

Todos os citados são grandes condutores. Assim como Boult, outros da geração mais jovem são notáveis intérpretes. A escolha fica a cada ouvinte, conforme a preferência e a identificação.

A NAXOS, excelente gravadora que presta serviços inestimáveis à música clássica de todas as épocas, lançou este Box Set com 6 CDs. Gravam através dela regentes competentíssimos, muitos de renome internacional. Em outros casos, são jovens intrumentistas e cantores de muito talento, vencedores de concursos importantes, que iniciam a vida profissional.

Certamente que há interpretações com mais propriedade dessas sinfonias de Vaughan Williams, como as de Boult, Handley e Davis, que já são itens referenciais aos admiradores da obra do maior compositor britânico, porém, nesta oportunidade, disponibilizo um registro novo, de dois regentes menos conhecidos, mas de alto nível: Kees Bakels e Paul Daniel.

Aqui as Sinfonias de nos. 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9 ficam à cargo de Kees Bakels (nascido em 1945). Competência é o que não falta a esse regente holandês, que iniciou a carreira como violinista, e depois, durante 10 anos, foi o principal condutor da Orquestra Sinfônica de Bournemouth. Aprecio bastante a leitura de Bakels nestes registros da Naxos.

Já o britânico Paul Daniel, nascido em 1958, foi menino cantor do coro de Coventry Cathedral. Seguiu como diretor musical de alguns corais até assumir a English Northern Philharmonica. Pela Naxos, regeu as sinfonias nos. 1 e 4. Recriou com mérito a Sinfonia do Mar, acrescentando-lhe nova dinâmica e vitalidade.

Na Sinfonia Antártica Vaughan Williams utilizou antes de cada movimento um prelúdio evocativo com frases e versos retirados de diversas fontes, que são utilizadas em seu lugar original por alguns regentes; outros, omitem-nos. Neste caso, a gravadora preferiu colocá-los separadamente, deixando ao gosto do ouvinte, caso queira inseri-los no momento da audição.

Neste Box Set, além das sinfonias completas, aparecem também pelo menos duas outras obras-primas orquestrais do compositor: The Lark Ascending (romance para violino e orquestra) e Flos Campi (para viola, coro sem palavras e pequena orquestra), uma suíte deveras sensual que ilustra em sons as palavras do Cântico dos Cânticos de Salomão. E como brinde mais duas peças da primeira fase do músico: a Rapsódia de Norfolk No. 1, de delicioso colorido orquestral, inspirada diretamente no folclore dessa região inglesa, e a Abertura The Wasps, com sua contagiante verve rítmica.

A orquestra em todas as gravações é a ótima Bournemouth Symphony Orchestra, inglesa, fundada em 1893.

Download MP3 - Baixar:
Vaughan Williams - Completes Symphonies: Covers
VWilliams-CompleteSymphonies.Covers.zip
CD1: A Sea Symphony (No.1)
VWilliams.SymphNr1.Daniel.zip
CD2: London Symphony (No.2); The Wasps Overture
VWilliams.SymphNr2.Bakels.zip
CD3: Pastoral Symphony (No.3); Symphony No.6
VWilliams.SymphNrs3&6.Bakels.zip
CD4: Symphony No.4; Norfolk Rhapsody No.1; Flos Campi
VWilliams.SymphNr4.Daniel.zip
CD5: Symphonies Nos. 5 e 9
VWilliams.SymphNrs5&9.Bakels.zip
CD6: Sinfonia Antartica (No.7); Symphony No.8
VWilliams.SymphNrs7&8.Bakels.zip


Ralph Vaughan Williams (1872-1958)


Um comentário:

Couperin disse...

Incrivel coleção, de um compositor que pouco ouvimos por aqui. Muito interessante comparar a influência que foi para ele Ravel, no começo de seus estudos. Foi marcante, ao lado de Holst, Britten e Arnold Bax, meus favoritos!

Parabens pelo blog, ótima postagem!